#16: Assédio sexual

capa-s01e16

Você também vai gostar de...

  • This is ridiculous man

    Mais um episódio que eu discordo absurdamente do danilo, haha. Cara será que a gente já não está vivendo esse momento onde uma unica denuncia gera O acontecimento? Exemplo a denuncia do cara lá da naughty dog, ele sozinho fez uma denuncia de abuso sexual após ser demitido, e isso levou a sony a ter que se pronunciar, e a internet ficou louca. O caso demorou pra se tornar um escândalo por que o cara demorou pra fazer a denuncia na midia aberta, mas assim que a noticia saiu nos veiculos especializados, as pessoas cobraram da sony um posicionamento.

    Como vocês acham que no futuro proximo a gente vai ter que lidar com isso? Eu não deslegitimiso de forma alguma as pessoas que fizeram todas essas denuncias, mas quando a sociedade for mais vertical, (que discordadando do danilo, acho que estamos muito proximos) o que nós teremos que fazer pra que todo cara que se sinta injustiçado não vá lá e faça uma denuncia velada de abuso sexual, ou abuso de poder? Agente vai ter mesmo que criar aquele ambiente robotico onde tudo é gravado, e tudo que sai do padrão é execrado e condenado? Afinal, quem nesse mundo nunca pensou que foi injustiçado, abusado, desvalorizado no trabalho? Quem nunca conheceu um camarada que se sente disconfortavel com um tipo de piada ou um tipo de comportamento que é natural pra geral do escritório. O mundo é feito dessas pessoas, e nem por isso acredito que elas estão sempre certas.

    Será que no futuro todos os ambientes de trabalho terão que ser aquela parada robótica, gravada e padronizada pro fulaninho que se sente diferente não ir lá denunciar, e ser completamente validado por que a internet decidiu que seria assim? As vezes como a internet reage as essas coisas, já condenando já anunciando boicote e acabando com a vida do cara, faz eu entrar em pânico, o outro lado não ter nem a oportunidade de se mostrar diferente depois de 5, 10, 20 anos depois da denuncia, faz eu questionar toda a minha vida.

    Mais uma vez, não desvalidando a denuncia de todas essas pessoas, principalmente com o caso do kevin spacey, que eu acompanhei de perto, que realmente num tem como o cara estar com a razão, mas existem tantos elefantes na sala que as pessoas parecem ignorar, que me deixam full loucasso.

  • Diego Perez

    Recentemente eu vi dois vídeos do canal Pop culture detective que me deixaram ainda mais atentos a possíveis investidas que se transformam em abusos.

    O primeiro mostra como o heroísmo do Harrison Ford no cinema acaba reforçando a ideia do comportamento predatório com as mulheres:
    https://youtu.be/wWoP8VpbpYI

    E o segundo tenta desmistificar a ideia de “Nice Guy” do nerd que pode acabar sendo uma versão ainda pior do abusador que se espera por convencional:
    https://youtu.be/X3-hOigoxHs

    Fato é que toda esta discussão tem me causado um processo duplo um tanto quanto problemático que vai da tomada de novas posturas para que esse comportamento não aflore, ao mesmo tempo o medo de uma caça às bruxas tem se tornado bastante real.