Retrô #2: Ensino público vs. ensino privado
A educação brasileira, desde suas origens no século 19, está em permanente conflito particular vs. público, elitista vs. universal. Adriano Brandão e Danilo Silvestre tentam entender a origem dessa dicotomia tão incômoda e paralisante. Famílias de maior renda pagam um caro ensino fundamental privado porque querem que seus filhos entrem em universidades públicas. Já estudantes de colégios públicos são estimulados a entrarem em faculdades particulares. Existe meio-termo possível?
[Estamos de férias! Este debate foi publicado originalmente no Pouco Pixel #26, de outubro de 2015.]
00:02:02 – Ensino público vs. ensino privado
Podcast: Baixar (32.7MB)
Assine: iTunes | Android | RSS
Seja um mecenas esclarecido!
Contribua com o Debate de Bolso e faça parte de um grupo privilegiado que não somente participa do nosso grupo secreto no Facebook como também assiste ao vivo as gravações do podcast, com muita interação! Tudo isso por somente 10 reais por mês – mais barato que suco de shopping.
Os famosos links no post
- A corte portuguesa, ao chegar ao Brasil, criou somente a Faculdade de Medicina do que viria a ser a Universidade do Brasil, hoje UFRJ (criada em 1920 através da junção de diversas instituições da capital, ainda com o nome de Universidade do Rio de Janeiro)